Espetáculos Selecionados 2022 e Sinopses.

É com muita felicidade, que nós viemos informar os espetáculos selecionados para a 10ª edição do Fest&Arte, que acontecerá na Fundação Cesgrario nos dias 12 e 13 de novembro presencialmente.

Segue abaixo a lista dos selecionados:

  • SELECIONADOS CATEGORIA ADULTO: 

1 – Relatos de professores

DIREÇÃO: José Sisneiro

GRUPO OU CIA: Realce

ELENCO: Edilson Souza, Caren Vieira, Jon Sandes, Bia Bardi e Ricardo Ribeiro

SINOPSE: Quatro professores recolhidos em um manicômio vão à sala de psiquiatria, no qual passarão por uma sessão de análise investigativa, da qual serão tiradas conclusões sobre os fatos narrados, provocando no público uma tensão entre a comédia e o drama.

 
2 – Romeu e Julieta dura menos de 10 minutos

DIREÇÃO: Eduardo Teffé

GRUPO OU CIA: Teatro da Garagem

ELENCO: Andressa Wiehan e Thalles Aguiar

SINOPSE: Como dois atores podem encenar os  mais de vinte personagens de Romeu e Julieta? Nesta cena a construção e a desconstrução  da cena se dão por diversos mecanismos como versos originais de Shakespeare, versos do Cordel de Suassuna e até mesmo  improvisação, composição e gag.  Uma cena romântica, cheia de amor, fúria e caos! Criada no momento de pandemia vivida em 2020 e 2021, foi pensada para a versão online
para várias plataformas, podendo ser ao vivo ou pré gravada.

3 – Menina, Mojubá

DIREÇÃO: Gabriel Gama e Michael Alves

GRUPO OU CIA: Grupo Mojubá

ELENCO: Marcela Treze e Gabriel Gama 

SINOPSE: Menina Mojubá conta a história de uma menina de 13 anos a partir da coexistência de uma entidade. A cena propõe uma reflexão sobre um cotidiano vivo, pouco falado, porém comum no dia a dia das ruas. 

– Teatro à Vapor

DIREÇÃO: Aissa Zaar

GRUPO OU CIA: Grupo Orate

ELENCO: João Lucas, Letícia Cascaes, Lina Sholna, Maria Clara, Pedro Detonne, Sthefanni Ohanni, Thayanne Nascimento

SINOPSE: Teatro à Vapor é uma peça teatral de Artur Azevedo composta por diversas esquetes. Serão cinco histórias onde os defeitos humanos estão expostos. O ego, o medo e a hipocrisia tem em  contra partida o amor, o afeto e a empatia. 

 

5 – O nome da Santa

DIREÇÃO: Alexandre Gomes

GRUPO OU CIA: Escola Fábrica dos Atores

ELENCO: Hilda Maretta

SINOPSE: Uma mulher escravizada ao realizar seus afazeres no rio descobre uma santa dentro de uma gruta. Ao contar a seu patrão sobre a santa este decide que é uma santa católica, que deve ser levada para a igreja e proíbe os escravizados de irem ver a santa.

6 – Aos nossos Filhos

DIREÇÃO: Jailton Maia 

GRUPO OU CIA: Expressart 

ELENCO: Vitória Rodrigues, Pamella Almeida, Larissa Morais e Thaís Aquino

SINOPSE: Por que as famílias de jovens pobres e negros assassinados, além de destruídas, insistem em ser desconsideradas, ou simplesmente humilhadas moralmente como se fosse família de bandidos e marginais, é isso supostamente justifica todos o sofrimento? Aos nossos filhos vem mostrar a busca do direito à verdade. 4 mães periféricas. 4 atrizes contam e vivem experiências próprias e vivências de mães que perderam seus filhos pro estado.

7 – Marcadas

DIREÇÃO: Cesar Augusto

GRUPO OU CIA: Marcadas

ELENCO: Fran Mattoso, Gabrielle Novello, Mariana Braga, Mariana Marçal e Roberta Bahia

SINOPSE: Inspirado nos contos de A Vida Como Ela é de Nelson Rodrigues, MARCADAS é um espetáculo autoral que mergulha no universo rodrigueano para lançar luz sobre cinco personagens femininas, criadas pelas próprias atrizes, protagonistas de suas histórias. A partir das relações entre essas mulheres e seus objetos de desejo, paixão e tensão, o espetáculo traz uma temática importantíssima: como as mulheres são vistas pela sociedade, entre elas e através de si mesmas. Histórias distintas, marcadas por anseios em comum: a desconstrução de seus medos e preconceitos, a descoberta da sexualidade e a emancipação de suas vozes.

8 – Será que os meninos gostam de melão?

DIREÇÃO: Felipe Moraes e Jéssica Barreto

GRUPO OU CIA: Dona Flor Cia de Teatro

ELENCO: Jéssica Barreto

SINOPSE: Será que os meninos gostam de melão?" narra a história de uma mulher negra chamada Maria, que cria os filhos sozinha e trabalha como empregada na casa de uma família rica. Ao ir embora do trabalho, embarca em um ônibus e encontra com seu ex-companheiro, pai de um de seus filhos, e a partir dali tem toda sua rotina mudada. Baseado no conto "Maria" de Conceição Evaristo, a cena tem como tema a violência contra a mulher negra.

9 –  Mulher só

DIREÇÃO: Claudia Byspo

GRUPO OU CIA: Grupo cria expressões humanas

ELENCO: Claudia Byspo

SINOPSE: Mulher Só” é um monólogo misto (drama e comédia) que apresenta a viagem  de uma mulher fogosa que passeia pelos desejos contidos até o cume dos mais eróticos dos comportamentos. A viagem começa no senso Medieval do autor Giovanni Boccaccio relatando a idiossincrasia humana feminina, atravessa um devaneio libertador da compilação do texto de Rodrigo Portela, no senso contemporâneo e retorna para o senso de significados místicos do primeiro autor.

10 Se essa cama fosse palco

                                                        

DIREÇÃO: Maria Clara Migliora

GRUPO OU CIA: Grupo Fúria

ELENCO: Julia Limp

SINOPSE: Assombrada pelos arquétipos da monogamia e da maternidade, Penélope se perde no tempo e abre suas cicatrizes mais profundas para nos contar uma história de amor - crua, erótica, sensível e violenta.

11 – As bruxas de Salem

DIREÇÃO: Carla Araújo

GRUPO OU CIA: Grupo de Teatro Chama

ELENCO: Laura Floriano, Felippe Klotz/ Francisco Pitta, Edson Fiuza, Rafael Bernardino, Emmanuel Monerat, Milena Aragão, Helena Walsh, Gabriela Bravin, Amanda Barbosa, Mauro Amaya, Jack Rocha, Renzo Magno, Shuellen Miranda, Pilar Jaques, Fernanda Ribeiro.

SINOPSE: Uma das primeiras mulheres julgadas por praticar bruxaria nos tribunais de Salem, em 1692, Tituba fora escravizada e levada para a Nova Inglaterra pelo pastor Samuel Parris, que a denunciou. Mesmo protegida pelos espíritos, não pôde escapar das mentiras e acusações da histeria puritana daquela época.

A história de Tituba é também a história de todas as pessoas que seguem a própria verdade, em vez de professar a fé do colonizador. É a história dos e das dissidentes e dos seres de alma livre.

.

  • SELECIONADOS CATEGORIA INFANTIL: 

1 – Irmão do céu, irmão do chão

DIREÇÃO: Alain Catein

GRUPO OU CIA: Conto de Quem Sonha

ELENCO: Lorena Lima

SINOPSE: No interior do país, uma criança que adora brincar com os irmãos Céu e Chão, vai conhecer algo que não imaginava que existia.

2 –  As três irmãs

DIREÇÃO: Bruno Saggese

GRUPO OU CIA: Cia Mambabies

ELENCO: Ariane Andrade, Alexa Kiany e Mariana Vasconcelos

SINOPSE: Três irmãs brincam em casa quando recebem a inesperada ligação da mãe que chegará em breve. O caos se instaura, e o desespero em deixar tudo em ordem toma conta das crianças que, como podem, fazem o seu melhor para arrumar toda a bagunça.

3 – Entre dias de sol

DIREÇÃO: Carol Leipelt e Daniel de Mello

GRUPO OU CIA: Caramello producoes

ELENCO: Daniel de Mello, Isadora Guenka e Carol Leipelt

SINOPSE: Uma criança que diferentemente de todas as outras, não gosta de brincar nos dias de sol e prefere os dias chuvosos. Ate que um dia ela conhece a própria chuva e o próprio sol, e se transforma também em chuva.

4  O mago  das megas bolhas

DIREÇÃO: Marcelo de Lima

GRUPO OU CIA: MB produções artísticas e brinquedos

ELENCO: Marcelo de Lima

SINOPSE: O espetáculo “O Mago das Megabolhas” é um convite à fantasia, à conexão entre artista e plateia e à experimentação de novas sensações e sentimentos no universo encantador das bolhas de sabão. Neste show, o Mago Doriswoldo, aventura-se em inúmeras possibilidades de criar cenários com bolhas de sabão, das pequeninas e singelas, às gigantescas e robustas bolhas, que invadem as salas dos teatros no Brasil afora.

5 – Os mistérios da floresta 

DIREÇÃO: Izabel Camargo e Fernando Leão 

GRUPO OU CIA: Pipocando Ideias

ELENCO: Avaristo Martins, Fernando Leão e Izabel Camargo

SINOPSE: Inspirados nos contos populares brasileiros, atores/narradores se divertem cantando e contando os causos que ouviram de seus parentes. Ao mesmo tempo que contam as histórias, eles vivem em cena tudo o que estão contando, como se tivesse acontecido com eles. Hora assumem o papel de narradores, outra hora encarnam o papel das lendas, criaturas, e visagens, que se referem.

6 – Aonde o rio vai ou quando o rio sobe

DIREÇÃO: Felipe Moraes, Lorena Araujo, Savio Ribeiro e Ury Ataliba

GRUPO OU CIA: Albatroz Cia de Teatro

ELENCO: Felipe Moraes, Jéssica Barreto, Lorena Araujo e Savio Ribeiro

SINOPSE: A esquete narra, poeticamente, sobre a trágica história de dois irmãos que vivem numa casinha humilde no meio da mata. O mais novo, Marcelo, tem um contato íntimo com a natureza e sonha em ser pássaro, enquanto o mais velho, Marcos, desconfia o tempo todo das capacidades do irmão em se comunicar com a natureza. A trama ganha maior tensão quando uma enchente atinge a região onde moram.

– Sonho de uma noite de verão

DIREÇÃO: Carla Araújo

GRUPO OU CIA: Grupo de Teatro Pró-Esporte

ELENCO: João Pedro Ramos, Letícia Japiassú/ Pamela Soares, Nathália Brasil/ Amanda Barbosa, Emmanuel Monerat/ Luiz Eduardo Toledo, Amanda Teixeira/ Stella Torreão, Gustavo Paiva, Gabriel Cavalieri, Tainá Moraes/ Leticia Farias, Luana Martins, Lorena Silva, Lucas Duarte, Lucas Kenji, Maria Fernanda Firmino.

SINOPSE: Uma comédia de Shakespeare que apresenta dois jovens apaixonados que são impedidos de se casarem. Decidem fugir juntos mas uma série de encontros e desencontros os levará a viver uma noite mágica entre seres encantados, que possuem estranha poção do amor capaz de causar muitas surpresas por aquele bosque.

– Amarelinha

DIREÇÃO:  Tatiana Henrique, Danuza Formentini, Cris Ribeiro 

GRUPO OU CIA: Enlace Companhia Teatral

ELENCO: Cris Ribeiro, Danuza Formentini 

SINOPSE: Em algum lugar do tempo, existe uma guerra lá fora. Dentro de uma casa amarela vivem as irmãs Maria e Lu, elas foram criadas pela mãe e pela avó com muito afeto. São crianças cheias de sonhos, de boas histórias e de aventuras pra compartilhar. Se completam em suas diferenças e na falta, sentem falta. A falta do pai. AMARELINHA é sobre brincar, cuidar, perder e as vezes ganhar. É sobre vida. Joga, é sua vez!

Sejam todos bem vindos ao Fest & Arte, desejamos que vocês façam uma linda apresentação e boa sorte a todos.
 uma lista de espera, para caso algum dos selecionados não possam participar, iremos fazer a substituição do espetáculo de acordo com a classificação da lista de espera. 
A direção decidiu não divulgar a lista de espetáculos suplentes.

Curadoria  Adulto: Kellys Kelfis e Antonio Almeida

Curadoria Infantil: Sophia Lima

EVOÉ