Espetáculos Selecionados

 

É com muita felicidade, que nós do Fest & Arte viemos informar os espetáculos selecionados para a 7º edição do Fest & Arte, segue abaixo a lista em ordem de classificação:

SELECIONADOS CATEGORIA ADULTO: 

1 – Paralelos

DIREÇÃO: Coletiva da Cia Lonáticos

ELENCO: Carlos Antunes, Lucas Resende, Pedro Fonseca e Stephanie Dourado.

SINOPSE: Com uma linguagem narrativa, Paralelos propõe discutir as problemáticas da atualidade, fazendo analogias com o passado e vinculado ao presente. Com um texto crítico e uma dramaturgia embasada no corpo, a cena envolve o espectador numa trama que pretende levar a reflexão a partir da retomada de assuntos que envolvem a temática de oprimido e opressor.


2 – Panchito Gonzalez 

DIREÇÃO: Wellington Fagner

ELENCO: Letícia Ambrosio, Levi Duarte, Junior Melo e Victor Melo

SINOPSE: A cena conta a história de Panchito Gonzalez, que ao se ver na posição de pai de família, decide desistir do seu sonho de se tornar engenheiro e vai atrás de um emprego em uma Empresa Transoceânica de Carnes, sugerida pelo tio deputado da sua esposa. A Transportadora recebe uma licitação para prover 2 mil toneladas de carne para a África do Sul, porém, para lucro da empresa, deve ser a mais barata do mercado. Panchito, corrompido pelas ofertas de aumento de salário, fica responsável por assumir a licitação, que em breve seria exportada para África do Sul. Panchito só não contava que a mesma propagaria uma epidemia de Peste Bubônica no país.

3 – Os três mal amados

DIREÇÃO: Aline Alli

ELENCO: Aloysio Araripe, Hemerson Mourão Letícia Ambrósio, Luiza Pitá, Lorrane Motta, Maitê Haical, Verenna Pereira e Victor Couto

SINOPSE: Em busca de um lugar no mundo, Francisca, Antônio e Serena, esbarram em seus
desejos, medos e histórias trazendo a tona sua real condição.

4 – O Suicida Imortal

DIREÇÃO: Mario Salles

ELENCO: Wallace Matheus

SINOPSE: Um homem cansado de tanto viver, resolve se matar, masnão consegue pois é imortal.

5 – O Médico a Força

DIREÇÃO: VIVIANA ROCHA

ELENCO: Ana Carolina Iecker Sauan, Beatriz Santos Vignoles, Fernanda Santos Vandelli, João Francisco Barreiro Araujo, Nina Amorim Lopes Orlando.

SINOPSE: É uma adaptação da obra prima de Moliére, O Médico à Força. A trama se desenrola a partir de uma briga entre Maria e o seu marido, o lenhador Pedro. Para se vingar das pauladas que tomou do marido, Maria inventa que Pedro é um médico famoso, mas que tem manias extravagantes e a maior delas é só confessar que é médico mediante algumas pancadas. A obra de Molière embora tenha nascido em 1622, é muito atual, ele satiriza os erros e vícios do seu tempo: o preciosismo intelectual, a ignorância e o pedantismo dos médicos, a ascensão da burguesia, e outros costumes muito parecidos com os nossos. O Médico à Força é mais uma crítica bem humorada à sociedade.

6 – Dr Angust - Radsla x Bruce

DIREÇÃO: Márcio Moreira

ELENCO: Aline Ayres e Rubens Bomfim

SINOPSE: Bruce se encontra com o fantasma do amor . Nessa tormenta cerebral o caminho pode ser o fim.

7 - O Corpo Dela

DIREÇÃO: Viviane Dias

ELENCO: Alice Birman, Rebecca Lisboa e Viviane Dias

SINOPSE: Três mulheres e a realidade assoladora da violência contra seus corpos e mentes encontram a cura através de um ritual de amor existente entre elas.

8 - Kômio

DIREÇÃO: Cláudia Byspo

ELENCO: Flávio Xavier e Júnior Moreno

SINOPSE:  O esquete “KÔMIO” (lugar onde cuidam) cruza a história real de dois homens, que são jogados num  espaço confinado, potencializador de loucura – o manicômio. Nele, corpos são depositados. Uma espécie de almoxarifado da degradação humana. Angústias, euforias, sonhos, delírios, crueldade pautam as relações. Às vezes num estado do nada. É uma denúncia sem anonimato.

9 - Filhas da terra

DIREÇÃO: Jailton Maia

ELENCO: Giulia Cruz, Bruna Frota, Andressa Toledo, Mavi Bello, Pamella Almeida, Ândrea Cordeiro e Larissa Morais.

SINOPSE: Em um ritual místico, mulheres se reunem para uma grande noite. O corpo feminino que grita, que em sua extrema potência luta, através de relatos e angústias, pelas vidas das mulheres do passado, das mulheres do presente e por aquelas que virão.

10 - Fascisshop

DIREÇÃO: Coletiva da CIA Criado Mudo

ELENCO: Luiza Lamoglia, Abilio Sanz, Julia Freind e Ana Pimenta

SINOPSE: “Bom dia! Fascishow no ar! Para você em todo Brasil que acredita no progresso da nação e batalha diariamente por uma vida digna. O programa de hoje está recheado então senta aí, pega seu revólver, seu copo de uísque e deixa a mulher na cozinha fazendo o almoço! Para gente começar bem o programa começaremos anunciando nossos mais novos produtos do facisshop. Todos os produtos são desenvolvidos por nossos cavaleiros do design e todo pensados especificamente para você brasileiro de bem”. A peça retrata criticamente um programa de TV voltado para a ideologia fascista. Durante o programa alguns quadros serão apresentados de forma bastante irônica e debochada pelos atores, como a venda de produtos fascistas que são oferecidos ao espectador de forma bem eloquente, descrevendo detalhadamente os benefícios do produto e as vantagens em obtê-lo. Além de oferecer esses produtos, o programa também realiza quadros com convidados, que são jogos de disputas que retratam as repressões de uma ideologia fascista. Em meio a essas vendas e jogos, há também o momento de intervalo para o comercial, que é o momento em que a câmera desliga e o apresentador e representantes de venda dos produtos são mostrados cruamente - sem falsos sorrisos, demonstrando assim todas as mazelas e infâmias envolvidas por trás dos bastidores. A cena tem duração de 10 minutos, vale ressaltar que o vídeo enviado da cena é um recorte de apenas 4 minutos.

11 - Devir Francisca

DIREÇÃO: Jhon Jhjon OLiveira

ELENCO: Jhon Jhjon OLiveira

SINOPSE: Uma questão inquieta a mente de um homem: acostumado a criticar uma mulher que foge às normas e padrões, pré-estabelecidos por uma sociedade patriarcal, aos poucos se percebe reconhecendo a grandeza dessa mulher, que não se submete a questões pragmáticas estabelecidas por uma sociedade pseudomoralista, hipócrita e cruel. A única coisa que ela quer, é criar seus filhos e ser feliz. E agora? Diante dessa mulher, esse homem vai vociferar todo seu preconceito ou vai se permitir reconhecer tal grandeza? Quem sabe as duas coisas. Pouco a pouco esse ódio transita pela admiração e dessa mescla surge o desejo por tornar-se Francisca.

12 - A Rede

DIREÇÃO: Kaio Raiol

ELENCO: Heitor Acosta, Júlia Isis e Kaio Raiol

SINOPSE: A história acontece no interior do Ceará, bem no meio da roça. A trama faz pensar, mas é diversão pura. Um convite para as raízes e a forma simples de viver a vida. Uma certa provocação sobre as informações que chegam com uma velocidade extrema pela rede da internet e acalmaria de deitar-se em paz em uma rede esticada no quintal. Em contrapartida Luís, Miguel e Tereza vivem em um grande mistério devido a onda de furtos de animais que vem acontecendo na pequena cidade em que eles moram.

 

13 - Nessa rua passam Deus e o mundo

DIREÇÃO: Alexandre Gomes

ELENCO: Luana Oliveira, Ian Victor, Lucas Tavares

SINOPSE: O presidente de uma associação de moradores, com medo do perigo que vem de fora, resolve fechar a entrada da rua onde mora, impedindo assim a circulação de pessoas estranhas. Entre muitas discordâncias por parte dos moradores, o Poeta do bairro acredita que a Rua se humanizou e está adoecida, por se sentir pressa em um cativeiro, ao mesmo tempo que reage rachando o portão.

14 - Ina

DIREÇÃO: Cláudia Byspo

ELENCO: Cláudia Byspo e Alice Byspo

SINOPSE: 

O esquete dramatiza o lago transbordante de um poeta (lágrimas), que inunda uma folha em branco com a história de INA – uma pequena heroína , que mora com sua avó Dora, num lugar chamado “ Aqui nada há”. Ambas vivem imersas no desejo vital pelo líquido precioso: água. INA – com a coragem latente da inocência – lança-se numa aventura em busca do líquido, encontrando outras criaturas, até chegar ao lugar “ Onde os sonhos se concretizam”. Dora, descrente de sonhos, deixa a neta partir , por amor... Avó e neta são resultado do suor e da lágrima do poeta. A história termina como deve terminar toda a história de menina: Num mundo perfeito, onde existe sombra de árvore e muitos gotejos de amor.

15 - Nem todo filho vinga

DIREÇÃO: Renata Tavares

ELENCO: Anderson Oli, Jefferson Melo, Natália Brambila, Ramires Rodrigues, Zaratustra

SINOPSE: Nem Todo Filho Vinga é um esquete pensada a partir de um estudo realizado no conto de Machado de Assis, “Pai contra Mãe”. Nós, artistas periféricos, queríamos falar dos temas que nos cercam. A discussão tão atual sobre a etnia do Machado, o colorismo, tão pouco evidenciado, o acesso e as condições de permanência de estudantes pobres na universidade, a violência do Estado contra as populações marginalizadas. Trouxemos essa discussão através da história de Maicon, um jovem preto, morador da Maré, estudante de Letras, que se vê na trama de denunciar o seu irmão, envolvido com o tráfico, ao passo que Cláudia, uma jovem negra, engravida de Maicon e decide abortar a criança. Trazemos a pergunta ao espectador: todo filho vinga? As conquistas e reafirmações étnico raciais entrelaçam a história. A estrutura social que nos invisibiliza e tenta nos fazer acreditar que aqui não é o nosso lugar. Só temos um caminho: nos unirmos e criarmos juntos uma nova forma de fazer. Estamos chegando em todos os espaços e com a propriedade de quem vive essa história.

SELECIONADOS CATEGORIA INFANTIL: 

1 - Escolha

DIREÇÃO: Amanda Tamarozzi

ELENCO: Amanda Tamarozzi, Duda Romanhol e Marina Zanol

SINOPSE: A Vida vai nascer, mas antes de nascer ela precisa escolher o seu destino! Para isso ela conta com a ajuda de duas Vantagens que surgem em seu inconsciente segundos antes de nascer. A vida já esta determinada, ela vai seguir o seu  caminho, através das Escolhas que faz hoje e agora!

2 - Leve

DIREÇÃO: Ricardo Rocha

ELENCO: Luiza Cesar, Mateus Penna Firme, Thamás Morelli

SINOPSE: Rebeca é uma pré-adolescente amargurada. Ainda criança teve que sair do lugar onde foi criada, no campo, onde ela era alegre e cheia de energia, para viver com sua mãe na cidade. Apesar de ter se adaptado bem, acabou perdendo muito de si mesma no caminho. Entretanto, sua tia fez aniversário e ela teve que voltar ao princípio, ao lugar onde foi criada, com todas aquelas memórias que ela nem queria mais lembrar. Lá, esbarra com Anderson, um menino que ela nem se lembrava de quem era, mas que a faz repensar todas as suas certezas.

3 - O cirquinho de dois

DIREÇÃO: Jean Fontes

ELENCO: Jean Fontes e Gabriel Ribeiro

SINOPSE: O encontro dos palhaços Batatinha e Limole gera uma grande e divertida confusão. Com números circenses de acrobacia de solo e dupla, os dois palhaços encantam e divertem a plateia com suas trapalhadas. E nessa brincadeira vão se metendo em uma travessura atrás da outra até se entenderem. O número circense é desenvolvido por dois artistas independentes, Jean Fontes e Gabriel Ribeiro, na busca do diálogo entre linguagens cênicas desenvolvendo em cena o Circo- Teatro.

4 - Cada um em seu canto, cada qual a seu modo

DIREÇÃO: Alexandre Marinho.

ELENCO: Luiz de Souza, Perla Duarte e Wesley Dorigon.

SINOPSE: Trata-se de uma fábula de dois idiotas egoístas que habitavam, solitários, longe de toda terra onde havia gente, lá, onde nada conseguia ser. Trabalho era resistir. Diversão era competir. E tudo terminava em confusão, porque um era um e outro era outro; e se detestavam. Ah, um tinha chapéu, outro tinha sapatos; e certo dia, este, o de sapatos, encontrou uma caverna com água brotando, enquanto o de chapéu foi encontrado por um pássaro, lá das terras que eram, que lhe promete de tempos em tempos trazer sementes. Assim foram vivendo, enquanto a terra deles morria, cada qual defendendo o seu segredo e desconfiando do vizinho.

5 - A Origem da princesa das águas

DIREÇÃO: Erika Ferreira

ELENCO: Cris Ribeiro, Ian Oliveiras, Luciano Barbosa e Sylvio Moura.

SINOPSE: Quatro contadores apresentam a história de Dinaih, guerreira que era mal vista pela sua tribo pelo fato de querer ser dona de seu destino. Ela é perseguida pelos homens e jogada no rio mas volta à vida se tornando tão poderosa quanto o sol.

6 - A Bailarina e o Pianista

DIREÇÃO: Gabrielly Vianna e Caio Passos

ELENCO: Gabrielly Vianna e Caio Passos

SINOPSE: A melhor bailarina atual resolve presentear seu público com sua mais nova apresentação de balé. Para isso, convida o maior pianista para tocar uma música que compôs exclusivamente para essa apresentação. Confusões acontecem no percurso, o que quase impede a apresentação. Para que isso não aconteça, descobrem que precisam trabalhar juntos, aceitar as diferenças e aprender a perdoar.

Sejam bem vindos pessoal, desejamos que vocês façam uma linda apresentação e boa sorte a todos.
Ha uma lista de espera, para caso algum dos selecionados não possam participar, iremos fazer a substituição do espetáculo de acordo com a classificação da lista de espera. 
A direção decidiu não divulgar a lista de espetáculos suplentes.

*Em até 7 dias úteis, vocês estarão recebendo um e-mail da produção do Fest & Arte, com todas as informações necessárias para darmos continuidade ao processo de seleção.

OBS: Os selecionados não precisam nos mandar e-mail, sejam pacientes e aguardem, pois nós entraremos em contato.

O grupo ou pessoa que não tiver sido selecionado, porém queira tirar qualquer duvida o e-mail é: festivaldeespetaculosearte@gmail.com

Curadoria : Kellys Kelfis.

EVOÉ